domingo, 18 de maio de 2014

Água potável



Água potável é a água que pode ser consumida por pessoas e animais que não possui substancias tóxicas sem riscos de adquirir doenças por contaminação. É oferecida em pequena quantidade, mas ela pode ser oferecida em tanques também. Ela pode ser oferecida à população urbana ou rural com ou sem tratamento prévio dependendo da origem do manancial. O tratamento de água visa reduzir a concentração de poluentes até o ponto em que não apresentem riscos para a saúde pública.

        A diferença entre água potavel e água mineral

A palavra potável vem do latim potare, que significa beber, ingerir.


A água mineral, então, pode ser retirada através de fontes naturais ou de forma artificial, por meio de poços artesianos. Como essa água possui minerais em sua composição, ela pode ter ação medicamentosa, ou seja, pode prevenir ou ajudar no tratamento de doenças. porém nem sempre água mineral é uma água potável, já que água mineral é proveniente de fontes naturais e sua composição química é distinta da água comum, ou seja a água captada nos rios, a que temos a disposição em nossas torneiras. Muitas vezes, esta água tem a composição de gases e enxofre bem maior que suportada pelo homem, por isso não é potável, mas sim pode ser usada para fins medicinais! 

É até muitas vezes errôneo usar o termo "mineral" para algumas empresas que comercializam os garrafões de água, pois algumas não captam água de fontes minerais, e sim, de nascentes de rio, que diferenciam as propriedades químicas de sua composição. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário