terça-feira, 20 de maio de 2014

Distribuiçao de água em Osório

Sobre o abastecimento de agua de Osório, descobrimos que vem da lagoa do Marcelino e também de lençóis freaticos que existem na região


segunda-feira, 19 de maio de 2014

Distribuição da água

Água no Mundo

O planeta é praticamente todo coberto por água, em que se divide em rios, mares, oceanos, e nas águas subterrâneas que não estão visíveis, todo esse montante de água ocupa cerca de 2/3 da superfície terrestre. Sendo que 97,5% é salgada estando nos mares e oceanos; 2,493% é doce (potável), mas são encontradas em geleiras e no subterrâneo e é apenas 0,007% é doce e está disponível nos rios, lagos e na atmosfera sendo possível seu consumo.
Todo o mundo durante muito tempo e alguns ainda consideram a água como algo que teremos para sempre, mas não é bem assim que acontece, toda essa água além de estar mal dividida, ela é ainda usado de maneira inadequada, o que faz com que cada vez essa porcentagem de água disponível atualmente vá decaindo, trazendo vários problemas, como conflitos internacionais, por exemplo.
A Água no Brasil
A má distribuição dos abastecimentos hídricos já é elevada o que reflete no país de forma negativa, no Brasil, por exemplo, que tem a maior porcentagem de mananciais de água doce, estando localizado na América do Sul e ainda possui em seu território o rio Amazonas que é considerado o maior rio existente no planeta. Mesmo sendo beneficiado com grande porcentagem da água do mundo, o país apresentas grandes problemas de escassez devido ao mau uso e também a má distribuição, e ainda conta com vários rios e lagos poluídos o que afeta na saúde de uma grande parte da população. De acordo com o site (http://www.brasilescola.com/geografia/agua.htm) pesquisas indicam que para cada R$ 1,00 investido em saneamento, o governo deixa de gastar R$ 5,00 em serviços de saúde, ou seja, são investimentos que proporcionam qualidade de vida para a população e economia aos cofres públicos em curto prazo.
Distribuição dos Recursos Hídricos, da Superfície e da População (em % do total do país)
Distribuição da água nas regiões norte, nordeste, centro-oeste, sul e sudeste do Brasil
  Países com baixa distribuição de água
Kuwait, Israel, Jordânia, Arábia Saudita e Iraque, na Ásia; Líbia, Argélia, Etiópia e Cabo Verde, na África; Hungria, França, Espanha e Bélgica, na Europa; e México e Estados Unidos, na América do Norte, são exemplos de países do planeta que enfrentam situações de escassez de água.

Países com maior distribuição de água
 Brasil, Rússia, China e Canadá são os maiores detentores de água do planeta.

domingo, 18 de maio de 2014

Aquífero guarani

                   
      

O Aquífero Guarani é um dos maiores aquiferos do mundo e uma das mais importantes fontes de agua, foi o nome que, em 1996, o geólogo uruguaio Danilo Anton propôs para denominar um imenso aquífero que abrange partes dos territórios do Uruguai, Argentina, Paraguai e principalmente Brasil, ocupando 1 200 000 km². Na ocasião, ele chegou a ser considerado o maior do mundo, capaz de abastecer a população brasileira durante 2500 anos. A maior reserva atualmente conhecida é o Aquífero Alter do Chão.1 O Aquífero Guarani é imenso, mas menor do que se supunha e, sobretudo, com volume e qualidade da água inferiores aos estimados inicialmente. Além disso, é descontínuo, como na região de Ponta Grossa (PR), e heterogêneo. Um dos mais importantes estudos feitos sobre ele foi desenvolvido pelo geólogo José Luiz Flores Machado, do Serviço Geológico do Brasil. A maior parte (70% ou 840 mil km²) da área ocupada pelo aquífero — cerca de 1 200 000 km² — está no subsolo do centro-sudoeste do Brasil. O restante se distribui entre o nordeste da Argentina (255 mil km²), noroeste do Uruguai (58500 km²) e sudeste do Paraguai (58500 km²), nas bacias do rio Paraná e do Chaco-Paraná. A população atual do domínio de ocorrência do aquífero é estimada em quinze milhões de habitantes.
Mato Grosso do Sul (213 700 km²)
Rio Grande do Sul (157 600 km²)
São Paulo (155 800 km²)
Paraná (131 300 km²)
Goiás (55 000 km²)
Minas Gerais (51 300 km²)
Santa Catarina (49 200 km²)
Mato Grosso (26 400 km²)

Localização detalhada

Nomeado em homenagem ao povo Guarani, possui um volume de aproximadamente 55 mil km³ e profundidade máxima por volta de 1 800 metros, com uma capacidade de recarregamento de aproximadamente 166 km³ ao ano por precipitação. É dito que esta vasta reserva subterrânea pode fornecer água potável ao mundo por duzentos anos. Devido a uma possível falta de água potável no planeta, que começaria em vinte anos, este recurso natural está rapidamente sendo politizado, tornando-se o controle do Aquífero Guarani cada vez mais controverso.


Oque é um Aquífero?

São verdadeiros reservatórios subterrâneos de água formados por rochas com características porosas e permeáveis que retém a água das chuvas, que se infiltra pelo solo, e a transmitem, sob a ação de um diferencial de pressão hidrostática, para que, aos poucos, abasteça rios e poços artesianos.




Água potável



Água potável é a água que pode ser consumida por pessoas e animais que não possui substancias tóxicas sem riscos de adquirir doenças por contaminação. É oferecida em pequena quantidade, mas ela pode ser oferecida em tanques também. Ela pode ser oferecida à população urbana ou rural com ou sem tratamento prévio dependendo da origem do manancial. O tratamento de água visa reduzir a concentração de poluentes até o ponto em que não apresentem riscos para a saúde pública.

        A diferença entre água potavel e água mineral

A palavra potável vem do latim potare, que significa beber, ingerir.


A água mineral, então, pode ser retirada através de fontes naturais ou de forma artificial, por meio de poços artesianos. Como essa água possui minerais em sua composição, ela pode ter ação medicamentosa, ou seja, pode prevenir ou ajudar no tratamento de doenças. porém nem sempre água mineral é uma água potável, já que água mineral é proveniente de fontes naturais e sua composição química é distinta da água comum, ou seja a água captada nos rios, a que temos a disposição em nossas torneiras. Muitas vezes, esta água tem a composição de gases e enxofre bem maior que suportada pelo homem, por isso não é potável, mas sim pode ser usada para fins medicinais! 

É até muitas vezes errôneo usar o termo "mineral" para algumas empresas que comercializam os garrafões de água, pois algumas não captam água de fontes minerais, e sim, de nascentes de rio, que diferenciam as propriedades químicas de sua composição. 

Como evitar o desperdicio de Água?



Não deixe a conta de água da sua casa entrar pelo cano. 

-Vaso sanitário (descarga) gasta até 50% do consumo. 

-Chuveiro gasta até 30% do consumo. 

-Mangueira gasta até 20% do consumo. 

-Vazamento oculto consumo variado. 


                                           



Saiba como economizar água 


- Ao escovar os dentes e/ou se barbear, manter a torneira fechada;
- Fechar a torneira enquanto ensaboar as louças e talheres;
- Usar a máquina de lavar roupas na capacidade máxima;
- Na hora do banho, procurar se ensaboar com o chuveiro desligado e procurar tomar banho rápido;
- Não jogar óleo de fritura pelo ralo da pia. Além de correr o risco de entupir o encanamento da residência, esta prática polui os rios e dificulta o tratamento da água;
- Não deixar que ocorram vazamentos em encanamentos dentro da residência;
- Entrar em contato com a companhia de água ao verificar vazamentos de água na rede externa;
- Usar a descarga no vaso sanitário apenas o necessário. Manter a válvula sempre regulada;
- Reutilizar a água sempre que possível; 
- Utilizar regador no lugar de mangueira para regar as plantas;
- Usar vassoura para varrer o chão e não a água da mangueira;
- Lavar o carro com balde ao invés de mangueira;
- Captar a água da chuva com baldes. Esta água pode ser usada para lavar carros, quintais e regar plantas;
- Tratar a água de piscinas para não precisar trocar com freqüência. Outra dica é cobrir a piscina com lona, enquanto não ocorre o uso, para evitar a evaporação;
- Colocar sistemas de controle de fluxo de água (aeradores) no bico das torneira.


Utilidades da água no dia a dia

  Além de ser o líquido indispensável ao desempenho das funções vitais de todo os  seres  vivos, sabemos que a  Água é utilizadas em diversas atividades humanas.

  Atividades Domésticas:

                   Em nossa casa, utilizamos a Água não só para beber, mas também para :


  •  Cozinhar os alimentos,
  •   Os banhos diários e outras práticas de higiene pessoal,                              
  •  Dar descargas nos vasos sanitários e outras limpezas domésticas

A Água também é usada para fabricar uma grande variedades de produtos. Exemplo:
  • Bebidas em geral, como refrigerantes,
  • Remédios, principalmente os líquidos,
  • Perfumes e cosméticos em geral,

 Na Navegação: 
                   Na Água dos rios e lagos, navegam embarcações que transportam:
  • Turistas para passeios;
  • Passageiros em trânsito;           
  • Pequenas cargas, etc;
Outros tipos de embarcações, são feitos especialmente para navegar em grandes rios, como o Amazonas e o São Francisco.
Produção de Energia Elétrica:
                  A força da Água inicialmente, é preciso saber que:
  •  A energia elétrica resultante da força da água é conseguida nas Usinas Hidrelétricas;
  •  As Usinas Hidrelétricas utilizam a energia da Água em movimento para obter energia elétrica
  •  A construção de uma barragem na Usina é necessária para represar a Água dos rios.

Importância da Água




 Sem água não haveria vida em nosso planeta. Ela é de extrema importância para a vida de todos os seres vivos que habitam a Terra. Embora este recurso seja encontrado em abundância em nosso planeta (cerca de 70% da superfície é composto por água), somente 4% da água é doce, ou seja, própria para o consumo. Levando em conta que a população mundial atual é de sete bilhões de habitantes e continua crescendo, é de fundamental importância que o ser humano busque formas de usar a água de forma racional e inteligente. Economizar água para que não falte no futuro é o grande desafio ambiental neste início de milênio.

Importância da água doce para os seres 

humanos (principais usos da água):

- Funcionamento e manutenção do corpo humano.
- Irrigação na agricultura (produção de alimentos para os seres humanos). Uso também na pecuária (criação de gado).
- Funcionamento dos ecossistemas (fauna e flora), tanto aquáticos quanto terrestres.
- Uso da água na produção industrial (bens materiais, medicamentos, alimentos industrializados, etc.).
- Geração de energia nas usinas hidrelétricas.
- A evaporação da água doce das principais fontes hídricas (rios, lagos, açudes e represas) são importantes na formação de chuvas e da umidade do ar.





Bibliografia:
- Água - ouro azul  Autor: Casarin, Fátima
  Editora: Geramond
  Temas: Ciências Biológicas, Meio Ambiente, Ecologia
- Gestão da água e princípios ambientais  Autor: Vegas, Eduardo C.
  Editora: Educs
  Temas: Ecologia. Meio Ambiente, Ciências