Lixo orgânico
O lixo orgânico é resultado de descartes em residências,
escolas, empresas e até mesmo da natureza, tomemos como exemplo as carnes, os
vegetais, os frutos, as cascas de ovos, papel,
madeira, ossos, sementes, entre outros, são a grande parte de restos dos
exemplos citados que são classificados por lixo orgânico. Outro exemplo do lixo
orgânico são os dejetos humano, como as fezes e urinas, que causam muitas
doenças se forem eliminados em locais inadequados ou mal estruturado.
Lixo
eletrônico
Como o próprio nome o intitula, são equipamentos eletrônicos, por exemplo, TV, telefones móveis, computadores, baterias de celulares, entre outros aparelhos que são descartados. Esse tipo de lixo contém metais, ouro, cobre, alumínio e outros materiais. O lixo eletrônico vem causando grandes preocupações em relação à poluição, principalmente nos emergentes onde a situação se agrava cada vez mais, segundo publicado no Estadão o “Brasil é o maior produtor de lixo eletrônico entre os países emergentes”, informação essa, que faz com que as preocupações aumentem e a necessidade de conscientização também.
Lixo Hospitalar
Resultado de descartes de hospitais e clínicas médicas, onde são utilizados materiais como seringas, agulhas, luvas, fraudas, sondas entre outros materiais que são na maioria das vezes descartados de forma inadequada, como por exemplo, apesar de serem classificados por lixo hospitalar, é comum serem encontrados junto com lixos de residências, onde que muitas vezes ao ser coletado trabalhadores correm o risco de se ferem e contaminam, pois esse tipo de lixo devem ser destinado à queima. A coleta também deve ser separada e feita de maneira adequada.
Lixo radioativo
Provindos principalmente pelo vazamento radioativo de aparelhos de raio-X e em maiores escalas das usinas nucleares, no Japão, por exemplo, são produzidos cerca de uma tonelada de resíduos radioativos que são transportados para a França e para o Reino Unido.
Lixo urbano
Diferente do que possa parecer, o lixo urbano resulta de todas as ações e atividades realizadas pelo ser humano, sendo nas residências, nas indústrias, nos hospitais e o também os lixos tecnológicos, somando todos os que já foram citados.
Algumas mudanças que podem diminuir os problemas do lixo urbano são:
· Menor produção de lixo por pessoa;
· Reciclar, doar e ter outras finalidades para embalagens, roupas, etc.
· Boas ideias (sacola reciclável, que já está sendo adotada em várias cidades do Brasil como meio de reduzir a utilização de sacos plásticos);
· Aterros sanitários, que seguem procedimentos de segurança, possuindo sistemas de drenagem e tratamento de resíduos.
Lixo Industrial
Considerando as indústrias como sendo as principais geradoras deste lixo por meio dos restos de carvão mineral, restos de matérias-primas usadas para a fabricação de produtos, dos lixos químicos, dos gases e fumaças liberados em grandes quantidades, afetando e gerando drásticas consequências para a população e o meio ambiente. Umas das maneiras de poluição com o lixo industrial é que em particular os lixos em estado líquido são na grande maioria jogados nos rios e mares.
Nenhum comentário:
Postar um comentário