quarta-feira, 26 de março de 2014

O lixo e as doenças

Muitas doenças podem estar associadas à forma como o lixo está depositado no ambiente, pois ele é o alimento, fonte de água e abrigo para uma infinidade de organismo nocivo à saúde humana, O serviço público de Saúde Pública do Estados Unidos da América identificou cerca de 22 doenças humanas que podem estar associadas ao lixo sólido, principalmente aos dejetos humanos.
Algumas doenças associadas ao lixo.
* FEBRE TIFÓIDE: doença infecciosa provocada por bactérias que se multiplica no intestino.
* CÓLERA: doença infecciosa aguda provocada por bactéria, geralmente epidêmica, caracterizada por vômitos e diarréia.
* PESTE BUBÔNICA:  doenças infecciosa e contagiosa provocada por uma bactéria que é transmitida ao homem pela pulga do rato.
* TRIQUINOSE: infecção parasitária do homem transmitida pela carne do porco, quando o animal é alimentado com lixo não esterilizado.
* DIFERENTES TIPOS DE DESENTERIA(DIARRÉIA): infeccões intestinais provocadas por diferentes tipos de microorganismo.
* DENGUE: doenças infecciosa causada pela picada do mosquito  Aedes aegypti.
* LEPTOSPIROSE: É uma doença infecciosa febril, aguda, potencialmente grave, causada por uma bactéria, a Leptospira interrogans, transmitida pela urina do rato.




Fontes bibliograficas: Yatsoc blog

A poluição do lixo

Lixões a céu aberto

A poluição do solo causada pelo lixo pode trazer diversos problemas.
O material orgânico que sofre a ação dos decompositores - como é o caso dos restos de alimentos - ao ser decompostos, forma o chorume. Esse caldo escuro e ácido se infiltra no solo. Quando em excesso, esse líquido pode atingir as águas do subsolo (os lençóis freáticos) e, por conseqüência contaminar as águas de poços e nascentes.
As correntezas de água da chuva também podem carregar esse material para os rios, os mares etc.


A poluição do solo por produtos químicos

A poluição do solo também pode ser ocasionada por produtos químicos lançado nele sem os devidos cuidados. Isso ocorre, muitas vezes, quando as indústrias se desfazem do seu lixo químico. Algumas dessas substâncias químicas utilizadas na produção industrial são poluentes que se acumulam no solo.
Um outro exemplo são os pesticidas aplicados nas lavouras e que podem, por seu acúmulo, saturar o solo, ser dissolvidos pela água e depois ser absorvidos pelas raízes das plantas. Das plantas passam para o organismo das pessoas e dos outros animais que delas se alimentam.
Os fertilizantes, embora industrializados para a utilização no solo, são em geral, tóxicos. Nesse caso, uma alternativa possível pode ser, por exemplo, o processo de rotação de culturas, usando as plantas leguminosas; esse processo natural não satura o solo, é mais econômico que o uso de fertilizantes industrializados e não prejudica a saúde das pessoas.
A poluição do solo, e da biosfera em geral, pode e deve ser evitada. Uma das providências necessárias é cuidar do destino do lixo.
O liquido escuro é chorume saido dos lixos
Chorume nos rios (mancha escura)

Água X Lixo


POLUIÇÃO DAS ÁGUAS:

Existe, na natureza, um equilíbrio biológico e químico entre todos os seres vivos. Neste sistema em equilíbrio os organismos produzem substâncias que são úteis para outros organismos e assim sucessivamente. A poluição vai existir toda vez que resíduos (sólidos, líquidos ou gasosos) produzidos por microorganismos, ou lançados pelo homem na natureza, forem superior à capacidade de absorção do meio ambiente, provocando alterações neste equilíbrio. A poluição é principalmente produzida pelo homem e está diretamente relacionada com os processos de industrialização e a conseqüente urbanização da humanidade. Os agentes poluentes são os mais variáveis possíveis e são capazes de alterar a água, o solo, o ar, etc.
As principais causas de deteriorização dos rios, lagos e dos oceanos são: poluição e contaminação por poluentes e esgotos. O ser humano tem causado todo este prejuízo à natureza, através dos lixos, esgotos, dejetos químicos industriais e mineração sem controle.
A DURAÇÃO DO LIXO NA ÁGUA:
Luvas de algodão – 5 meses
Jornal – 6 meses
Fralda descartável – 450 anos
Linha de nylon – 650 anos
Bóia de isopor – 80 anos
Garrafa Plástica – 450 anos
Vidro – tempo indeterminado
Lixo Radioativo – 250.000 anos
Lata de Alumínio – 200 anos
Caixa de Papelão – 2 meses
Pedaço de madeira pintada – 13 anos
As tartarugas marinhas morrem asfixiadas ao comerem sacos plásticos jogados no mar. Você já havia pensado que ao jogar o lixo na praia ou no mar, o ser humano está comprometendo o futuro dos animais marinhos e também o seu próprio?
Todos esses lixos que são jogados nos mares e rios sujam nossas águas machucando e até matando peixes, golfinhos, tartarugas, entre muitos outros. O pior, é que muitas pessoas jogam lixo em qualquer lugar, sem saber o mal que estão fazendo aos outros, a si e aos seus descendentes.


Fontes bibliograficas: http://www.sobiologia.com.br/
                                 http://flavionogueira.wordpress.com/

Conceito de Lixo


     A palavra lixo tem origem do latim lix, que significa cinza.Antigamente na Europa a maioria dos resíduos do mestiços vinham do fogão e da lareira, eram restos de lenha, carvão e cinzas. Já os restos dos alimentos eram utilizados para ração animal, como esterco para horta e pomar. As cinzas que deram nome a todos os resíduos domésticos ou residenciais eram aproveitadas para fabricar sabão.
      Lixo é todo e qualquer resíduo proveniente das atividades humanas ou gerado pela natureza em aglomerações urbanas. Comumente, é definido como Lixo é todo e qualquer resíduo proveniente das atividades humanas ou gerado pela natureza em aglomerações urbanas. Comumente, é definido como aquilo que ninguém quer. Porém, precisamos reciclar este conceito, deixando de enxergá-lo como uma coisa suja e inútil em sua totalidade. Grande parte dos materiais que vão para o lixo possa (deveriam) ser reciclados.
    A produção de lixo vem aumentando assustadoramente em todo o planeta. Visando uma melhoria da qualidade de vida atual e para que haja condições ambientais favoráveis à vida das futuras gerações, faz-se necessário o desenvolvimento de uma consciência ambientalista.